A sub sede de Frutal realizou um seminário de formação e de organização da categoria. A inspetora responsável pela região tentou desarticular a reunião mas a categoria bancou e a atividade aconteceu.
A Professora Msc Lúcia Elena fez uma excelente explanação sobre a reorganização do capitalismo e o trabalho docente. Fazendo uma retrospectiva da Educação Mineira e das greves desde 1973 até os dias de hoje, com uma leitura da nossa realidade.
Logo após, Beatriz Cerqueira , iniciou sua fala de forma otimista expondo sobre as conquistas da greve de 2011, a necessidade da reorganização da classe e o temor que o governo tem apresentado subvertendo o ideal da greve e tentando colocar-nos como culpados através da mídia manipulada.
No segundo momento o grupo também iniciou a discussão para o Congresso com o seguinte questionamento: O que fazer para conquistarmos a educação como direito social, Piso e carreira para os profissionais da educação? Fizeram parte da mesa redonda: Prof. Mario Sergio Bueno, Prof. Pedro Paulo Carboni Muniz, Prof. Querino François Vasconcelos, Prof. Danilo O. Alves, Diretoras Estaduais Maria Helena Gabriel, Lecioni Pereira e a Coordenadora Geral Beatriz Cerqueira.
Finalizamos o Seminário com a certeza de que a luta pelo Piso Salarial e carreira em 2012 já começou.
Eu, Denise Borges Bandeira, lavrei o presente relatório, para que se registre o 1º Seminário de debate sobre a Educação Pública de Minas Gerais, realizado pela sub sede do Sind Ute de Frutal/MG.
Ellida Roberta Silva
Coordenadora da Sub sede do SindUte de Frutal/MG